terça-feira, 21 de abril de 2009

Festa do chapéu!

Que preguiça! 21 de abril é o dia em que Tiradentes, precursor da luta pela independência do Brasil, foi enforcado no Rio em 1792. É tb o dia número cento e onze do ano e sendo assim, em anos não bissextos, faltam 254 dias pra 2009 acabar. Que preguiça! 


Sabem o que aconteceu de importante num dia como hoje? Em 753 antes de Cristo Roma foi fundada. Em 1927, Santos de Vasco inaguraram o estádio de São Januário. Caguei! Em 1960 foi fundada Brasília. E em 1985 Ayrton Senna ganhou sua primeira corrida, em Portugal. Isso sim é importante.

Os atores Anthony Quinn, Anselmo Duarte e Andie MaCdowell, assim como o político Mario Covas, os cantores Iggy Pop e Robert Smith (The Cure) e o jogador Toninho Cerezzo nasceram num dia como hoje. Tancredo Neves, Nina Simone e Telê Santana morreram num 21 de abril. Hoje é tb o dia do bombeiro, da polícia civil, da polícia militar, da latinidade, do metalúrgico, do Têxtil e de Santo Anselmo. 

E eu pergunto: e daí? Hoje é tb o dia em que Dex resolveu me aporrinhar pra encher bexigas pro aniversário do pai dela, me intimando a sair da Internet. São pouco mais de uma da tarde e vou pro ensaio. Ainda não comi nada, mas já escrevi pacas. Dex foi no show do Andréa Boccelli com o pai, que hoje completa 70 anos. O show é no Parque da Independência onde, em 2003, nós fizemos o lançamento do "Com a cabeça no lugar" num show que reuniu uma porrada de bandas independentes. Ela ta mal humorada por que me queria por aqui, nas festividades, mas estarei ensaiando. É assim. Fui pro ensaio e espero chegar a tempo de dar um abraço no Seu Ricardo, que é um grande sujeito: coração e paciência de ouro.

Inicialmente iríamos ensaiar o set do Raul e depois passar pras músicas novas, pois ainda não mexemos em cinco delas. Mas parace que a Lu, mulher do Simon, não ta passando bem. Tuca tb se atrasou e o fato é que começamos a ensaiar lá pelas três. Passamos duas vezes o set do Raul e encerramos as atividades. E foi muito bom. Depois disso, foi cada um pro seu canto.

Cheguei cedo em casa e aproveitei pra pegar uns vinhos, queijo e linguiça aperitivo no Pão de Açúcar. Rogragg, o cunhado, já estava lá na cozinha, assando um pedaço de cabrito. Chico passeava com Bafo no carrinho de bebê. Tomei um banho e iniciei a bebelança com Rodragg. Dentro em pouco a família foi chegando. Carlota sem Alvarez, que foi ao Palestra Itália ver seu time contra a LDU, seus pais Wilson e Sandra, tios da Dex, Ge, Claudia e Luiza, Vovó, Dona Lívia. Depois chegou Dex que eu imaginava trazer o aniversariante, mas não trouxe. Seu Ricardo passou pra pegar a Bio e á sua chegada o plano era um parabéns de supresa, coisa de que ele, claro, já desconfiava. Ok.

Parabéns, bolo e comida árabe. E vinho. Foram cinco garrafas, um francês, um argentino e três chilenos. Em detereminado momento subi até meu quarto de tranqueiras e sai distribuindo meus muitos e variados chapéus, dando início á "Festa do Chapéu". Tava todo mundo breaco e a folia pegou fogo. O sempre sério Seu Ricardo, que havia adorado o show do Andréa Bocceli, colocou um quepe militar verde. Tia Sandra meteu um chapéu de pirata. Chico nem sabe, mas ficou com o histórico chapéu do Sr. Sucesso. Bio pegou a cartola preta, Tio Wilson meu chapéu pantaneiro, Rodragg meu capacete do exército, mas a mais legal foi a Vovó que relutou, mas aceitou os chifres de diabo. Gente, parecia um parque de diversões, com todo mundo trocando de chapéu, fazendo poses, tirando fotos. 

Em meio ao pandemônio chapeleiro, Dex sumiu. Procurei muito e a encontrei com Bio, mamada como um gambá, chorando as mágoas não sei de quê. Deixei-as conversando, mas em breve Bio me acionou dizendo que Dex estava chapada e precisava de ajuda. E precisava mesmo. Tirei sua roupa e no meio do processo ela resolveu vomitar. Consegui livrar seus cabelos e amparar o jato estomacal no lixinho do banheiro. Vomitou vermelhinho, vinho puro. Ela fica muito engraçada quando bebe. Fica pensando na reação dos outros, no que vão pensar dela bêbada.

Dex, aprenda a se perdoar, querida. Estas coisas, literalmente, acontecem. Quando desci novamente todos haviam se mandado, exceto Dona Lívia, a Vovó e o aniversariante. Ajudei-os a levar panelas e travessas vazias pro carro. Dona Lívia lavou toda a louça de modo que tudo ficou um brinco. Fiquei pensando em quanto amo ter família de novo, mesmo que não seja a minha exatamente. Fiquei pensando em como estas pessoas são queridas e como dão vida a esta casa quando aparecem. 

Rodragg recebeu um cartão da Vovó e coentou que ela escreve coisas legais. Eu me elmbrei dos muitos cartões escritos pela minha mãe. Alguns eu ainda tenho. Palavras cheias de amor e carinho da mais doce pessoa que já conheci e de quem morro de saudades, todos os dias. Como é bom ter família novamente. Os parentes restantes se foram e eu resolvi travar tb. Comecei a ligar pruns amigos que não via faz tempo, movido por uma nostalgia embriagada. Marcão disse que semana que vem dará as caras aqui pra conhecer a casa nova. Já Tuca, que eu havia visto á tarde, tava dormindo. André tava animado e veio beber mais umas e outras com Camila. Liguei tb pros donos do Terra Nova, Heinz e Lola, intimando-os a fechar o bar e vir pra cá. De quebra pedi que trouxessem umas cervejas, já que as latinhas estavam acabando e eu tava com sede. 

Claro que eu vou pagar a dúzia de Serra Maltes que eles trouxeram. Mostrei a casa pra eles e curtiram bastante. Seguimos bebendo e papeando como se estivéssemos no bar. No meio da conversa, coloquei uma garrafa de Red Label na mesa pra eles e fiz uma cuba pra mim.

Contabilizaram? Vinho, cerveja e rum, tudo em grandes quantidades.Vcs podem imaginar onde é que esta mistura que eu fiz ia parar, nénão? Quando bateu umas três de la matina, todos se foram e eu tava completa e totalmente alcolatrado. Enconstei as caixas de som, me arrastei pela escada e capotei na cama.