sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Estamos na primeira fileira. Isso em qualquer espetáculo de teatro significa umas cuspidas na cara e em Stand Up Comedy é mico na certa.

Cala a boca, despertador! Lá vou eu de novo zumbizado pegar o jornal na porta. Livraram a cara do Palocci naquele escândalo da quebra de sigilo bancário do caseiro. A justiça pode ter absolvido. Mas façamos um teste. Pense no Palocci, na cara dele, com aquela língua presa e me diga...culpado ou inocente? Pra mim seu julgamento basta.


Ta rolando uma reunião da UNASUL – União das Nações Sulamericanas - em Bariloche. E o Hugo Chavez promete o circo de sempre. Pense no Hugo Chavez e me diga: culpado ou inocente?
Sarney mandou desnomear o namorado na neta. Pense no Sarney e me diga...
Ronaldo quer aumento. Nem pense nisso!

Tem uma matéria no guia do fim de semana sobre baladas no banheiro. É no banheiro que as mocinhas costumam se pegar, sabia?

Pense nas mocinhas...Hum! Ah, a modernidade!

Brasil ganhou de vinte pontos da Venezuela e hoje pega Argentina. Osso!
Chuveiro. A ressaca não tá chata, tá inspiradora. Vou colocar minha camiseta de Capitão América.

Internets.
Um e-mail do Cervejas.net me diz quais cervejas foram premiadas do WBA 2009, World Beer Awards. Sem me alongar muito, as London Fuller's ganharam em várias categorias e já bebi quase todas. Esta cerveja é muito boa. Uma que eu bebi na Espanha, mais precisamente em Barcelona, ganhou como "NON FLAVOURED SPECIALITY", Estrella Damm. Uau! Tenho bom gosto ou não? Veja a lista completa aqui. Ou no site Cervejas.net!

E fui pro SBT.

Queria ouvir aquela música do Tempo Instável novamente, mas não consigo achar no I-Pod. E vamos ouvindo Guns. E Cult. E Cuelho de Alice. E chegamos ás terras abravanélicas.

Tô atrasado feito o cão. Ed tá indo almoçar. Nadya e Jorjão já foram. E eu vou com o Dante. Salada. Roubo um pedaço de Bife á Parmegiana e uns filés de coxa de frango.

Fichas. Textos de interação entre os apresentadores neste domingo de guerra de audiência. A escalada locutada pela Gi. Mais fichas vão brotando. E quando vejo já estamos passando de oito da noite. Temos material para uma semana de programa. Dante ta indo pra ilha pra acompanhar a edição final da entrega da pizzaria do seu Manoel, com Dirlan e Carlinhos. Não deve ter hora pra sair daqui, mas pelo menos terá sábado, domingo e segunda de folga. Se der alguma merda, estarei cobrindo sua folga no sábado. Antes de desligar o computer recebo boas novas: o Brasil venceu a Argentina no basquete e já está classificado pra próxima fase, da Copa América. Dá-lhe basquete brasileiro!

Passo na ilha e me despeço.

- Se alguém precisar de texto no sábado, pode me chamar. Mas vê se liga até as 19h, pois depois estarei bêbado - aviso antes de sair!

Fui. Marginal parada. Vou pela Lapa. Meia hora e já to quase em casa. Banho, Dex banhada, precisamos passar no Terra Nova pra pegar os convites que o Marquinhos deixou por lá.
Dex desce pega a "bagaça" e simbora pra Alameda Santos, 2233, pro teatro do mesmo nome do Hotel Renaissance. Vamos ver "Comédia ao vivo". Tá tudo bem tranqüilo nestas ruas da ZN e rapidamente cruzamos a ponte da Casa Verde, sentido Pacaembu. Contornarmos o estádio, subimos ao lado "daquele" cemitério, á esquerda na Dr. Arnaldo, Alameda Santos e tamaqui.
Os manobristas estão a caráter. E nós no bar do lobby do hotel. Só tem gringo na área e os garçons falam fluentemente inglês. Opa, temos Eik Bier (Taboão da Serra) Colorado (Ribeirão Preto, vcs sabem), além de algumas alemãs bem interessantes. Que beleza, cerveja boa? O preço foda-se.

Desce uma Eik. Marquinhos chega. Peço uma Colorado Appia (com mel na fórmula). Mais uma Eik. Ta dando a hora de ir ver a tal de "Comédia ao Vivo", que tem no elenco o Marcelo Adnet (que a gente conhece dos 15 minutos da MTV), a Dani Calabresa (tb da MTV;ela já fez parte do humorístico "Sem Controle", do SBT, que eu escrevi), o Fabio Rabin (Pânico) e o Luiz França ( que fez parte de algum quadro do Faustão que eu não lembro).

Chegaram mais alguns amigos do Marquinhos. Tiveram que comprar ingresso de última hora e vão ficar longe da gente. Estamos na primeira fileira. Isso em qualquer espetáculo de teatro significa umas cuspidas na cara e em Stand Up Comedy é mico na certa. Já em show das Velhas Virgens significa banho de cerveja.

O teatro está abarrotado. Estamos sentados Dex, eu, Marquinhos e mais um casal de amigos dele. Outras três pessoas do grupo ficaram mais distantes do gargarejo.

Marcelo Adnet é o mestre de cerimônias. Anuncia um por um dos humoristas. Primeiro é um cara do Rio que está visivelmente nervoso. A cada intervalo, ao contrário do Stand Up que vimos domingo no Bleeker St, Marcelo Adnet volta, fala algumas merdas e chama outra atração. No Bleeker o apresentador só entrava no começo e no fim. Acho mais legal assim. O Stand do Marcelo é em capítulos, a cada entrada. E o tal de Marcelo Adnet é fodão. Além dos cacos e histórias hilárias ele ainda tem uma voz muito versátil e faz vários tipos de personagens, de locutoras de aeroporto a piloto de avião. Num dado momento ele pergunta quem fez sexo hoje e eu pergunto se auto-sexo vale. Ele diz que vale e me chama de punheteiro. E o espetáculo segue.
Entra Luis França, que Marcelo apresenta dizendo que vem de outro espetáculo e que ele nem sabe se o cara já chegou. Deve ser agá, mas funciona.

Luiz entra meio afobado e é devidamente xingado por Marcelo. Muito bom.

Me impressiona a desenvoltura, a rapidez do discurso dos caras, mais intenso que o outro espetáculo que eu vi na semana passada. Marcelo volta e chama Ben, um gordinho loirinho com jeito de gay e quipá de judeu. O cara é tb mágico e mistura números de ilusionismo com humor. É uma pegada diferente dos outros, mas tb bem engraçado. Mais Marcelo e em seguida Dani Calabresa. Ela entra e começa a ridicularizar o estigma que as mulheres humoristas tem.

- A gente entra e o pessoal ao ver que eu sou mulher já pensa em ir ao banheiro!

Cool tb. Marcelo. E para terminar Fábio Rabin, que poderia muito bem ser um dos meus amigos da Mooca. O sotaque, a coisa do solteiro convicto, metido a pegador , mas na verdade apenas um beberrão solitário.

O cara tem um timing fantástico e fala de praticamente apenas de comportamento e de relações entre casais. Ou seja, fala de tudo e de porra nenhuma. Mas é bem engraçado. Voltam todos, exceto Luiz França que segundo Marcelo Adnet, já está em algum palco de Moema se apresentando. Sorteios, mais piadinhas. Agradecimentos e foi. Achei muito do caralho. E já tive algumas idéias caso eu resolva fazer (e alguém resolva pagar preu fazer Stand Up Comedy): será algo como "Paulão, o cagão".

De qualquer forma, este mundinho de "piadas em pé" é bem pequeno. Vi dois espetáculos em uma semana e em ambos duas piadas coincidiram. Não lembro da primeira, mas a leitura sociológica da canção "Desenho de Deus", do Armandinho, esteve em ambos os shows e não dá pra saber de onde a idéia surgiu. Se Santa Comédia copiou Comédia ao Vivo, se foi o contrário ou se ambos copiaram um terceiro. Isso importa?

Tamos no hall do teatro. Dex foi mijar. Do outro lado do salão o gordinho gay, Ben, comenta alto:

- Olha o cara do CQC!

Serei eu? Sim! Uau! O cara me reconheceu. Ok, barba e cabelos compridos não são uma coisa tão comum 40 anos depois de Woodstock. Mas enquanto curto este momento de relativa fama "cqcistica", outro cara se aproxima falando espanhol e me pergunta se sou um dos concorrentes a 8º CQC.

- Buena suerte. Usted vai ganar!

Gracias, brother. Dex sai do banheiro e comento o lance com ela. É a primeira vez que alguém me reconhece e não é pelo trampo nas VV.

A turma que veio ao espetáculo sob convite do Marquinhos planeja uma cerveja. Como todos moram em locais diferentes, teria que ser ali por perto. O bar do hotel é muito caro e está descartado por todos. Resolvemos ir embora.

Mas a fila pra pegar os carros é digna de um clássico de futebol. Damos um rolê nas imediações e nada. Resolvemos ir embora de novo. Um dos humoristas, Fabio Rabin, passa por mim, me reconhece e me cumprimenta.

- Parabéns, cara. Vc vai ganhar por causa da atitude!

Porra, obrigado pra caralho. Um elogio vindo de um cara que acabei de ver arrasar no palco é muito gratificante, porra! Impressionante como a audiência do CQC é qualificada.

Bem, achamos uma espécie de Habib's de comida italiana e tamos tentando bebericar algo e comer. Mas ta tudo em falta. Enquanto as mulheres discutem com o garçom desce um chopp Kaiser. Mais um. Marquinho pede um. O amigo dele tb. Uma Xingu. Outra. As moças seguem tentando descobrir o que tem pra comer que não acabou.

Dois dos amigos do Marquinhos vão até um Frans Café próximo e trazem uma torta de frango e alguns pães de queijo. Opa, apareceram umas coxinhas. Uns mini calzones de frango e calabresa tb. Mais um chopp. Dex quer ir embora. Vamos todos.

Agradeço a gentileza de todos que fazem questão de dizer que tb estão torcendo por mim no concurso. Aliás, preciso agradecer muita gente, do SBT, do site, do e-mail , do orkut, do Twitter e aqui do blog. Gente que pára o que está fazendo pra dizer, ao vivo ou não, que torce por mim. Assim, de graça!

Alguns me deixam mesmo emocionado com a sinceridade dos desejos de boa ventura. Mil obrigados, amigos. Isso já vale mais que ser o 8º CQC.

Mas quero ganhar, nunca duvide disso.

Home. Quatro da matina. Boa noite. E que bela noite foi essa!